31 de outubro de 2015

A razão do Blog

Gosto de partilhar o que sinto, os meus estados d'alma, mesmo que isso não interesse a ninguém. Faço-o por mim e não para agradar a outros. Relativamente à Fibromialgia, criar este blog não vem acrescentar nada de novo ao que se sabe quanto à situação em si. Não sou nenhuma expert na matéria, nem tão pouco fui diagnosticada assim há tanto tempo que me sinta capaz de ensinar ou descobrir seja o que for.

Mas do que vejo e me apercebo (e todos sabemos e sentimos), esta amiga que arranjámos para a vida, não é de fácil entendimento ou de convívio. Acredito, no entanto, que temos que ter uma atitude positiva perante a vida e quanto à doença, também não pode ser excepção. 

Exceptuando as páginas e blogs oficiais ligados à Fibromialgia, que diga-se em abono da verdade, fazem um excelente trabalho, do que vejo de páginas, blogs e afins ligados à FM são muito negativos e deprimentes, pelo menos para mim. Não sou melhor que ninguém, nem pretendo dar lições de moral, mas quem me conhece sabe que sou batalhadora e mesmo estando menos bem (para não dizer que estou mal) tento sempre não perder o sentido de humor e a boa disposição. Prefiro sempre valorizar o copo meio cheio em vez de lamentar o copo meio vazio.

Por essa razão criei a página com o mesmo nome, criando posts com a minha perspectiva da coisa e publicando artigos que penso, sejam de interesse, sem cair num espírito negativo. Mas sentia-me limitada quanto à minha criatividade. Até que um dia, uma pessoa que me é muito querida e me apoia e valoriza muito me disse que eu devia criar um blog. A ideia agradou-me...apesar de eu não perceber patavina de blogs. Como em tudo na vida, sempre que tenho algo em mente, não descanso enquanto não o fizer, e assim que pude, meti mãos à obra.

Não está um blog muito pro, nem cheio de salamaleques, mas para mim, e até ver, está bom. Desde que eu consiga passar a mensagem e que seja acessível e inteligível, eu já estou feliz. A partir de aqui só pode melhorar.

Aqui vou tentar publicar artigos do nosso interesse, sejam clínicos, científicos ou do dia a dia. Enfim, tudo o que nos diga respeito e que retrate as nossas rotinas, para que juntos possamos entender melhor isto tudo e gerir melhor o nosso futuro em função do que temos.

Penso que seja importante falar da doença, mas também dar a minha perspectiva. Passar a imagem de que não é o fim do mundo. É uma doença crónica sim, é desgastante sim, tem dias maus sim, mas como em tudo, há situações piores. Esta é tão só a minha forma de a encarar e viver. Não sei se é a ideal ou se a entendem, é a minha e é essa que vou partilhar.

Bem hajam!

10 comentários:

  1. Desconhecia o seu blog, agora que o vi virei mais vezes "cuscar".
    Também eu tenho uma panóplia de doenças crônicas. AR, FM, Lúpus, SS...Enfim cada uma com a sua "filosofia" que me tiram do sério.
    Então minha querida canalizo as dores para algo que goste de fazer. Escrevo mal ou bem o certo é que me faz um bem incrível. Não tira as dores como é óbvio mas ajuda-me. A música acalna-me em momentos mais difíceis, também gosto de tratar fotografias, fazer montagens, gosto de passear com o meu cãozinho Charlie que me ajuda muito e lá vou levando a vida conforme posso. Há dias em que prefiro o silêncio, prefiro ficar a sós comigo.
    De resto parabéns pelo blog, continui assim escrevendo o que lhe vai na alma. Partilhando mesmos os momentos menos bons. Estarei aqui sempre que possível para meter a colherada. Bjs❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cacilda pela visita e pelas palavras. O blog ainda é uma criança mas era uma coisa que já queria fazer há muito, pois descobri que escrever e partilhar o que sinto, me ajuda a suportar melhor o meu dia a dia. Tenho também uma página com o mesmo nome, que a convido também a visitar.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Cristina página no facebook? De qualquer forma procuro. Bjs bom fim-de-semana. Hoje acordei virada ao contrário. Mil beijinhos no seu ❤

      Eliminar
    3. Cristina página no facebook? De qualquer forma procuro. Bjs bom fim-de-semana. Hoje acordei virada ao contrário. Mil beijinhos no seu ❤

      Eliminar
    4. Cacilda deixo-lhe aqui o link da página

      https://www.facebook.com/Saber-viver-com-Fibromialgia-1663600397212208/?fref=ts

      Eliminar
  2. Olá Cristina! Deseja-mos que corra tudo bem com o seu blog! Beijinhos
    Jovens portadores de Fibromialgia (Portugal)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por me indicar o seu blog. Já está nos favoritos :) Beijinho
    Margarida Soares

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/4/18

    Vou voltar aqui mais vezes. É uma inspiração para mulheres deprimidas como eu estou agora. Não sabendo ainda ao certo se tenho ou não fibromialgia, as dores e falta de energia deixam me deprimida. Enfim, um dia de cada vez....
    Sofia Moreira

    ResponderEliminar