20 de abril de 2017

Panquecas de maçã sem ovo

Para quem já me acompanha, sabe que estou a cumprir um protocolo alimentar mais restrito para doenças auto-imunes. Isento de glúten, de lactose, de sementes, de frutos secos e de ovos.

Ora cozinhar acaba por ser um desafio, ainda mais sem estes ingredientes. Hoje não me apetecia sopa de manhã nem carne e pus-me a inventar. E acho que não me saí mal.

INGREDIENTES:

1 maçã
100 ml leite de côco caseiro (receita aqui)
2 cs de farinha de côco
1 cs de farinha de mandioca
Óleo de côco qb.
Canela de Ceilão a gosto


PREPARAÇÃO:

Descasca-se e corta-se a maçã em pedacinhos.
Consistência da massa antes de cozinhar
Numa frigideira anti-aderente, coloca-se a maçã com 1 c. de café de óleo de côco e canela a gosto.
O lume tem de estar baixinho senão queima.
Se secar muito, junta-se um fio de água.
Deixar-se caramelizar.

Depois de cozinhada, reserva-se metade da maçã.
A restante, coloca-se num recipiente, com o leite de côco, as farinhas e mais um pouco de canela e tritura-se.
Se a massa ficar líquida, junta-se mais um pouco de farinha de mandioca até ficar com a consistência como na foto.

Liga-se o lume e aquece-se uma frigideira anti-aderente. (Eu fiz na crepieira para cozinhar tudo ao mesmo tempo.)
Pincela-se com um pouco de óleo de côco e com a ajuda de duas colheres fazem-se pequenos bolinhas e espalha-se na crepieira. O lume também não pode estar muito alto.
Deixa-se cozinhar de um lado e do outro e recheia-se a gosto. Numa usei a maçã que tinha de reserva e na outra usei coulis de framboesa caseiro.

Obs. Esta massa deu para 6 mini-panquecas, como na foto.

1 comentário:

  1. Anónimo22/7/18

    Olá. Testei agora mesmo esta receita de panquecas e fiquei fã. Fiz uma alteração apenas, porque nao tinha leite de coco e pus sumo de laranja. Mas ficaram ótimas. Talvez para a proxima tente substituir a farinha de mandioca por polvilho. Beijos e obrigada pelas receitas espetaculares!

    ResponderEliminar