19 de maio de 2017

Açúcar e seus efeitos no organismo

Todos sabemos (ou deveríamos saber) que o açúcar não nos traz nada de bom. E não seria de admirar que mesmo assim, consuma bem acima dos limites máximos recomendados. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o consumo de açúcar não ultrapasse os 10% das calorias na dieta. Por exemplo, um adulto que consuma 2500 Kcal /dia não deve ultrapassar as 250 Kcal/dia de açúcar. Cada grama deste hidrato de carbono contém 4 Kcal, logo o consumo de açúcar deveria no máximo ser de 62.5g, o que corresponde em medidas caseiras, a cerca de 5 colheres de chá /dia.

Bebidas açucaradas, doces, alimentos processados são as principais fontes de adição de açúcar. Mesmo os alimentos de consumo regular, como pães, molho de tomate ou barras proteicas, podem ter açúcar. Para complicar ainda mais, os açúcares adicionados podem ser difíceis de detectar nas etiquetas nutricionais, uma vez que podem ser listados sob vários nomes.

No grupo dos açúcares puros inclui-se o açúcar amarelo, o açúcar de coco, de beterraba, de palma, de tâmara, o açúcar invertido e o açúcar mascavado. Mas existem outras formas de açúcar: mel, melaço, melaço de cana, melaço negro, malte de cevada, rapadura, adoçante à base de milho, caldo de cana desidratado, cana-de-açúcar, maltodextrina, sumo de fruta concentrado, sumo de fruta desidratado e goma-arábica. Depois, ainda há os xaropes. Os xaropes de milho, de ácer, de alfarroba, de malte, de milho rico em frutose, de milho rico em glicose, de aveia, de arroz, de sorgo, e de xarope ou geleia de agave fazem parte deste grupo. No grupo dos “ose’s”, inclui-se o dextrose, a frutose, a sacarose, a maltose, a galactose, a lactose e a glucose. E nos açúcares álcool, isto é, os “itol’s”, há o xilitol, o eritol, o manitol e o sorbitol.



Não importa que nome lhe dão, açúcar é açúcar, e pode afectar negativamente o seu corpo a vários níveis:

Cérebro

Ao ingerir açúcar, o seu cérebro liberta um neurotransmissor, chamado de dopamina (ver aqui). Esse neurotransmissor desempenha importantes funções no organismo. A primeira delas é a sensação de prazer. No decorrer de circunstâncias agradáveis, a dopamina é libertada, desencadeando impulsos nervosos, que levam a uma sensação de prazer e bem estar. Alimentos saborosos, sexo, jogos e drogas são alguns exemplos de situações que estimulam a acção da dopamina. o que explica a razão de muitas vezes, sentir desejos de um chocolate ou de um doce e não de uma cenoura, p. ex. Porque alimentos inteiros como frutas e vegetais não estimulam o cérebro para libertar tanta dopamina, o seu cérebro começa a precisar de mais e mais açúcar para obter a mesma sensação de prazer. Isso faz com que os sentimentos "tenho que comer" para a sua sobremesa depois do jantar que são tão difíceis de domar.

Humor

O doce ocasional, biscoito ou chocolate, pode dar-lhe uma rápida sensação de energia , aumentando rapidamente os seus níveis de açúcar no sangue. À medida que as suas células absorvem o açúcar, cai também o seu estado anímico provocando sensações de nervosismo e ansiedade. Se sente que está a consumir muitos produtos açucarados, e cada vez com menor espaço entre eles, é sinal de que o seu humor já está a ficar afectado. Estudos têm ligado uma alta ingestão de açúcar a um maior risco de depressão em adultos.

Dentes

O açúcar contribui para o desenvolvimento da cárie dentária, pois é convertido em ácido pelas bactérias presentes na nossa boca. Este ácido ataca e enfraqueça os dentes. Portanto, quanto maior a ingestão de açúcar, maior a proliferação de bactérias, aumentando o risco de cáries.

Articulações

Se sente dores articulares, tem mais uma razão para deixar de consumir açúcar. O açúcar liberta um agente inflamatório no corpo chamado citocina causando inflamação. Em 2014 um estudo publicado no American journal of Clinical Nutrition (aqui), mostrou que o consumo regular de refrigerantes aumenta o risco de artrite reumatóide em mulheres, independentemente da dieta seguida.

Pele

O consumo de açúcar também tem efeitos nefastos na pele. Devido à gligação, causa um endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele e danos nas fibras dérmicas. A derme perde progressivamente a sua elasticidade e tonicidade, favorecendo o aparecimento de rugas na superfície.

Fígado e pâncreas

Uma alimentação rica em açúcares, pode fazer com que seu fígado se torne resistente à insulina, uma hormona importante que ajuda a transformar o açúcar na sua corrente sanguínea em energia. Isso significa que seu corpo não é capaz de controlar seus níveis de açúcar no sangue também, o que pode levar ao diabetes tipo 2.

Rins

Se já tem diabetes, a ingestão constante de açúcar pode levar a danos nos rins. Os rins desempenham um papel importante na filtragem de açúcar no sangue. Uma vez que os níveis de açúcar no sangue atingem uma certa quantidade, os rins começam a deixar o excesso de açúcar na urina. Se não for controlado, a diabetes pode danificar os rins, o que os impede de fazer o seu trabalho na filtragem de resíduos no sangue. O pode levar a insuficiência renal.

Coração

Ao consumir muito açúcar, a insulina extra no seu sangue pode afectar as suas artérias, parte do sistema circulatório do seu corpo. Faz com que suas paredes cresçam mais rapidamente do que o normal e comecem a ficar tensas, o que adiciona stress ao seu coração e o danifica com o passar do tempo. Isso pode levar a doenças cardíacas, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Pesquisas também sugerem que ingerir menos açúcar pode ajudar a baixar a pressão arterial, um importante factor de risco para doenças cardíacas. Minerais como cálcio e magnésio são mobilizados para tentar retomar o equilíbrio ácido-alcalino do sangue. Além disso, as pessoas que consomem muito açúcar (onde pelo menos 25% de suas calorias provêm de açúcares) estão duas vezes mais propensas a morrer de doença cardíaca do aquelas cujas dietas incluem menos de 10% do total de calorias de açúcares adicionados.

Peso

Isto provavelmente não é novidade, mas quanto mais açúcar comer, mais vai pesar. A contribuição do açúcar para o aumento de peso, deve-se ao facto de, ao entrar no nosso organismo, ser imediatamente transformado em glicose e frutose, sendo que a primeira passa de imediato para a corrente sanguínea para ser usada como forma de energia rápida e quando presente em excesso, é transformada pelo fígado em gordura, levando à acumulação de gordura na zona abdominal, a mais prejudicial e consequente aumento de peso.

Doenças auto-imunes

Doença auto-imune e intestino permeável começa a ser uma relação cada vez mais frequente e evidente. No intestino, destrói as bactérias benéficas, aumentando a população de parasitas intestinais, especialmente a Candida albicans. O açúcar, ao inibir a produção de enzimas digestivas, interfere na síntese e digestão de proteínas. Por todas razões acima mencionadas, o conjunto de efeitos provocados no organismo, aliado à sindroma de intestino irritável, enfraquece o sistema imunológico e aumenta as respostas inflamatórias do nosso organismo.

Sexualidade

Um efeito colateral comum de níveis constantes elevados de açúcar na corrente sanguínea é que pode deixar os homens impotentes. Isso acontece porque afecta o seu sistema circulatório, que controla o fluxo de sangue em todo o corpo. Ao afectar o fluxo sanguíneo, também pode levar a uma dificuldade maior em manter um erecção.

Cancro

O açúcar alimenta as células cancerígenas, pois a elevação da insulina faz com que o IGF (insulin - like growth factor) estimule o crescimento das células cancerosas e a capacidade de invadir outros tecidos. Muitos tipos de células cancerígenas apresentam uma grande quantidade de receptores para a insulina, o que significa que são mais sensíveis que as células saudáveis à capacidade da hormona promover o seu crescimento.

Fontes: https://authoritynutrition.com/10-disturbing-reasons-why-sugar-is-bad/
http://www.webmd.com/diet/features/how-sugar-affects-your-body?
             https://nit.pt/fit/alimentacao-saudavel/existem-45-nomes-diferentes-acucar
             http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/quantos-gramas-de-acucar-por-dia

Sem comentários:

Enviar um comentário