29 de maio de 2017

Tarteletes de maçã, Paleo, AIP

Porque uma pessoa não vive só de sopas e legumes, de vez em quando apetece um "mimo". E se for confeccionado com os alimentos permitidos, então ainda melhor.


Desta vez saíram umas tarteletes de maçã. Andei à procura das formas de tarteletes, mas não as consegui encontrar. Com a certeza porém de que me irei cruzar com elas, assim que eu tirar daqui a ideia.


Mas quando não se tem gato, caça-se com lebre e eu não sou cá de me deixar levar por dificuldades técnicas!


Vão precisar de:


INGREDIENTES:

4 maçãs
50 g de farinha de coco caseira (receita aqui)
50 g de farinha de mandioca
100 g de óleo de coco + 20 g para as maçãs
50 g de leite de coco caseiro
150 g de água
Canela de Ceilão q.b.
Obs. - Não adicionei qualquer tipo de açúcar porque já não estou habituada, mas para quem ainda goste, pode adoçar com mel ou açúcar de coco.

PREPARAÇÃO:

Descascar 3 maçãs e cortá-las aos pedaços.
Vão o lume numa frigideira anti-aderente com a água, os 20 g de óleo de coco e a canela a gosto (o meu gosto pede bastante!).
O lume deve estar baixo para elas irem caramelizando devagar.




Entretanto, há que preparar a massa.
Eu fiz na Bimby, mas pode ser feito à mão.
Colocar as farinhas, o restante óleo de coco e o leite no copo.
Quando as maçãs estiverem caramelizadas, tira-se uma parte (cerca de 1/4 da quantidade) e junta-se às farinhas no copo da Bimby.
Programar 30segs/ vel.5.
A massa fica com esta aparência, tipo crumble.




Liga-se o forno a 180º.
Pincelam-se umas formas de cupcakes com óleo de coco.
Com as mãos fazem-se pequenos grumos de massa e cobre-se o fundo e as paredes das formas.
Coloca-se um pouco de maçã caramelizada em cada forma.




Descasca-se e corta-se a restante maçã em tiras muito finas e cobrem-se as tarteletes.
Pincelam-se novamente com óleo de coco e polvilham-se de canela.
Deu para 7 tarteletes.





Vão ao forno cerca de 25 mins.
Retiram-se do forno mas desenformam-se só depois de frios.
E ficam assim por dentro...



Espero que gostem!

4 comentários:

  1. Tem um aspecto muito bom. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente sim. Já mais pessoas fizeram e também gostaram ;)

      Eliminar
  2. Semanalmente costumo fazer purê de maçã e guardo em frascos no frigorífico. Da jeito para adoçar panquecas, para rechear crepes, para adicionar ao iogurte natural ou para fazer uma tarte! Já andava com ela fisgada mas ainda não tinha pensado bem na base. A ver se experimento a tua que me parece resultar lindamente!

    ResponderEliminar