Existe muita especulação no que diz respeito à relação causa-efeito entre glúten e Fibromialgia. Há até quem vá ainda mais longe e afirme que a Fibromialgia não é sequer uma doença em si, mas sim uma reação alérgica e inflamatória do organismo aos efeitos do glúten. À primeira vista, parece muito descabido, mas será que é mesmo?
O que é o glúten? De que forma estará ligado à Fibromialgia? E o que podemos fazer?
O QUE É O GLÚTEN?
O glúten é uma proteína que se encontra no trigo, logo, em produtos produzidos com trigo. Esta proteína existe numa grande quantidade de produtos pois é o que torna as massas mais homogéneas e elásticas. Desde que o homem desenvolveu a agricultura, que tem ingerido glúten com alguma regularidade sem pensar muito nos seus efeitos.
Apesar de ser um alimento bastante consumido e desde há bastantes anos, existem pessoas que desenvolveram intolerância ao glúten. Algumas numa forma mais grave, denominada doença celíaca. É uma condição em que o sistema imunitário reage ao glúten como se fosse uma substância perigosa.
O que faz com que a pessoa com doença celíaca se sinta doente, com problemas intestinais como diarreias ou flatulências. Felizmente que esta reação ao glúten e condição física não é muito frequente.
Muitos acreditam que o glúten é prejudicial para toda a gente e que simplesmente devia ser retirado de qualquer tipo de alimentação. Mas apesar do glúten não ser aparentemente prejudicial para a maioria das pessoas e não lhes provocar qualquer tipo de reação negativa nos seus organismos, não é razão para banalizar o recurso aos produtos com glúten.
Apesar da maior parte das pessoas não apresentar as reações severas provocadas pela doença celíaca, a verdade é que muitas delas desenvolvem ao longo dos anos, algum tipo de sensibilidade ao glúten. E aparecem cada vez mais provas da existência de uma relação entre os sintomas provocados pela Fibromialgia e o consumo de glúten.
RELAÇÃO GLÚTEN / FIBROMIALGIA
Assim, não são somente as pessoas com doença celíaca que padecem dos efeitos nefastos do glúten. Cada vez mais, aparecem intolerantes ao glúten provocando os sintomas tão díspares como dor muscular generalizada, falta de energia constante, cansaço marcado.
Ora estes sintomas são largamente conhecidos como sendo das principais queixas de um doente fibromiálgico. O que leva a crer que, alguns doentes com sintomas de Fibromialgia, tenham na verdade uma intolerância severa não-diagnosticada ao glúten.
Num estudo lavado a cabo em 2011 (aqui), foram testados indivíduos que poderiam ser curados da sua sensibilidade ao glúten. Descobriram que muitos dos seus pacientes reduziram significativamente os sintomas simplesmente pela eliminação do glúten da sua alimentação. O que leva a crer que, há de facto uma relação entre o glúten e os sintomas da Fibromialgia. E prova também que doentes fibromiálgicos podem sentir francas melhorias no seu estado geral de saúde, eliminando o glúten da sua dieta.
Sem comentários:
Enviar um comentário