31 de março de 2017

Nós...e os outros...

"Ninguém me compreende!"

Quantas vezes não ouvimos alguém dizer isto? E quantas vezes não pensámos o mesmo?

Porque é que os outros não me ouvem? Porque é que não valorizam o que eu digo? Porque é que eu não consigo fazer-me entender?

Os outros...os outros...

Mas, será que a opinião dos outros é assim tão importante para a nossa existência? Será que só com o reconhecimento dos outros, é que somos realmente gente? Claro que, vivendo em sociedade, é importante que nos sintamos inseridos numa comunidade que fale a mesma linguagem que nós, mas se gastamos tanta energia em nos fazermos ouvir/entender, talvez seja altura de mudar a forma de pensar. Será que o problema é mesmo dos outros?


Porque não ver o filme ao contrário? Nós é que somos o actor principal da nossa história. Em vez de nos preocuparmos tanto em sermos aceites pelos outros, devíamos primeiro ser aceites por nós próprios. Será que eu ME aceito? Será que EU entendo o que me está a acontecer?


A nossa percepção dos outros, não tem nada a ver com eles, mas sim connosco. Esse é o caminho para o auto-conhecimento que muitas vezes tentamos evitar. A imagem que os outros têm de nós, é baseada no reflexo daquilo que pensamos sobre nós.

Quando estamos presos a uma ideia sobre como as coisas, ou pessoas, deveriam ser, ou quando tentamos forçar alguém a comportar-se de determinada forma, criamos uma resistência ao momento actual, ao agora.

Só quando nos começamos a aceitar, é que a nossa relação com os outros muda. Sermos honestos para com o  nosso corpo, para com a nossa essência, torna-nos mais lúcidos e acabamos por nos tornarmos mais calmos, confiantes e capazes de aceitar melhor o que nos rodeia. À medida que desenvolvermos essa capacidade em nós, começamos a reconhecer esses mesmos sentimentos nos outros.

Nós curamos a nossa relação com os outros, ao cuidarmos da relação que temos com o nosso "EU".

"Tudo o que nos irrita nos outros, pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos!" 
- Carl Jung -

2 comentários:

  1. Adorei. Sim é verdade. Passa por um processo de aceitação para com nós mesmos:) falo por experiência própria e é tãoooo bom;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atribuimos tantas vezes a culpa aos outros, quando o problema somos nós. Bjinhos

      Eliminar