28 de março de 2017

Símbolos da Fibromialgia

Todos sabemos que o símbolo que representa a Fibromialgia é a borboleta roxa. Mas sabe porquê?

BORBOLETA


Não é por acaso que a borboleta foi escolhida para representar uma doença tão peculiar, delicada e no entanto, tão intensa. E a vida da borboleta representa bem todos os estádios pelo qual passam todos os portadores da doença. Primeiro a borboleta põe os ovos, que se transformam em lagartas. À medida que as lagartas aumentam de tamanho, as suas peles esticam para acomodar todo o seu crescimento. Depois a lagarta  transforma-se num saco (pupa) e lá dentro cresce a um ritmo vertiginoso e recolhida do mundo. A metamorfose que no fim ocorre, dá origem a uma linda borboleta, pronta para iniciar o seu ciclo de vida.


Por essa razão, a borboleta é a representante ideal da consciência da Fibromialgia. Delicada e suave como a respiração quase sem peso, representa na perfeição o impacto do toque por mais leve que seja, num paciente com Fibromialgia. Sendo a Fibromialgia caracterizada também por alterações sensoriais, ao nível do som, do cheiro, do paladar, percebe-se cada vez melhor a delicadeza da borboleta para nos representar.

Mas quero acreditar também, que tal como a borboleta se transformou, também nós podemos nos transformar num ser melhor. A doença, não é bonita nem fácil de se aceitar, mas como digo sempre, não é o fim da linha. Tem de ser entendida sim, como o início de uma nova forma de viver, mais consciente e que valoriza mais aquilo que realmente importa...NÓS! É tempo de aproveitar e vivenciar todos os momentos, por muito poucos que sejam (porque eles existem se olharmos para eles), e aproveitar o que a vida tem de bom.

PORQUÊ ROXO?

Em psicologia, o roxo representa o equilíbrio da estimulação do vermelho e da calma do azul. Transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contacto com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. 

É a cor da transformação, do respeito, da dignidade, da devoção, da piedade, da sinceridade, da espiritualidade e da transformação.

O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação pois também representa a individualidade e personalidade.

É também a cor do Chakra da Coroa, que liga a cabeça, o cérebro e o sistema nervoso, representativa do pensamento puro. Esta cor também é representativa de outras doenças, tais como  Lúpus, Alzheimer, Cancro do Pâncreas, Doença de Crohn, entre outras...

Por essa razão também, há quem represente a Fibromialgia como uma fita roxa e não a borboleta, precisamente para se destacar das restantes patologias. Apesar de algumas associações representativas de doentes fibromiálgicos, terem adoptado uma cor mais avermelhada para representar a doença, a verdade é que a imagem da borboleta roxa, continua a prevalecer.



12 comentários:

  1. Meu Deus! Que texto, que definição maravilhosa!
    Recebi meu diagnóstica de FM faz 5 anos e me senti mesmo como uma borboleta.
    Graças à Deus, hoje tenho asas e posso voar.

    ResponderEliminar
  2. Texto espectacular,parece k fui eu a escrever. Está perfeito,muito bem explicado.

    ResponderEliminar
  3. Amei este relato sobre s borboleta roxa e a Fibromialgia. Acredito que institivamente eu já sabia que seria Fibromialgiaca, aborboletas e as borboletas.Agora vou voar.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Ela é símbolo dos bariátricos, combina realmente com eles,mas na fibromiálgicos nada haver

      Eliminar
  5. Legal, muito bom o texto, definição perfeita principalmente para quem sabe e sente a dor da fibromialgia.

    ResponderEliminar
  6. Linda mensagem,perfeita.
    Me identifiquei em algumas palavras e sempre amei borboletas.🦋

    ResponderEliminar
  7. Tenho fibromialgia gostaria de ter um pin da borboleta 🦋. onde se pode adquirir?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10/10/23

    Fui diagnosticada com FM há 6 anos e desde então não tem sido fácil a minha vida, minhas lutas são diárias com remédios exercícios físicos e dança. Nesse exato momento estou aos plantos lendo esse texto.

    ResponderEliminar