29 de março de 2017

"INVISÍVEL"

Depois do filme "Sonata para violoncelo", o primeiro filme que aborda abertamente o tema da Fibromialgia (link aqui), está na calha outro filme retratando o mesmo tema.

Nick Demos, produtor e realizador vencedor de um Tony Award, quer trazer para a luz do dia o sofrimento e incompreensão passados pelos doentes fibromiálgicos, desde o diagnóstico, passando pelos tratamentos e consequências da Fibromialgia nas suas vidas. Em suma, consciencializar o mundo para uma doença que, apesar de invisível, é bem real e implica cada vez mais pessoas.

Ele próprio tem contacto com a doença e das suas repercussões, porque a sua mãe também sofre de Fibromialgia e tem noção das suas consequências na vida pessoal, profissional e social de cada um.

Para a execução do filme, questionaram imensas pessoas perguntando: "O que é Fibromialgia?" E as respostas não podiam ser mais díspares, sobretudo vindo de quem não padece dela. E é também por essa razão que as respostas de quem de direito, demoram a chegar.

No seu filme, que tem título provisório de "INVISÍVEL", Demos conversa com diferentes tipos de pessoas, de origens e etnias diferenciadas, grupos socio-económicos distintos, mas as queixas relativamente às soluções propostas, convergem todas no mesmo sentido: doenças invisíveis e que não aparentam sintomas palpáveis, não são reconhecidas ou valorizadas pela comunidade, quer clínica quer social. E é a essas pessoas que Demos quer dar voz.

A estreia do filme está prevista para este ano de 2017 e fará parte de diversos festivais de cinema.
Até à data, a produção tem sido levada a cabo à custa de donativos, geralmente vindos de pessoas portadoras de Fibromialgia ou de grupos de apoio à doença.

Fonte: http://elisafibromyalgie.over-blog.com/2017/02/invisible-un-film-sur-la-fibromyalgie.html?utm_source=_ob_share&utm_medium=_ob_facebook&utm_campaign=_ob_sharebar

Sem comentários:

Enviar um comentário