18 de maio de 2017

Protocolo Paleo Auto-imune...os argumentos

Embora possa parecer que o protocolo auto-imune seja meramente uma dieta de eliminação, há mais além de simplesmente evitar determinados alimentos. Na verdade, ignorar a importância da densidade de nutrientes é um dos maiores obstáculos ao sucesso quando as pessoas adoptam o protocolo. Embora haja um grande foco na eliminação de grãos, feijões, lacticínios, nozes, sementes e nightshades fora da dieta, é igualmente importante adicionar alimentos nutricionalmente densos - estes alimentos são particularmente ricos em vitaminas, minerais e fitonutrientes e absolutamente necessários para curar o corpo de uma vida a ingerir alimentos vazios. Ignorar a importância destes alimentos, é condenar o efeito do protocolo ao fracasso.

Regenerar o seu organismo não passa por consumir um monte de peito de frango com brócolos e óleo de coco. É preciso sair da zona de conforto e incluir alimentos nutritivos e curativos, em vez de pensar neles como componente simples para uma refeição. Certifique-se de incluir alimentos de órgãos, como fígado e rim, peixes ricos em ómega-3 e mariscos, algas marinhas, alimentos fermentados e muitas frutas e vegetais coloridos. Se já olhou para a lista dos alimentos permitidos e recomendados e pensou "Eu não costumo comer nada disso", então vai ter algum trabalhinho pela frente!

Aqui está uma lista de alguns dos nutrientes importantes a priorizar no Protocolo Auto-imune. Esta lista não é de forma imperativa, mas sendo estes nutrientes mais difíceis de obter através de uma alimentação normal, são de particular importância para a cura da auto-imunidade.


Vitamina A - Fígado e óleo de fígado de peixe (pelo retinol, que é a vitamina A pré-formada e a mais biodisponível), vegetais amarelos e alaranjados (pelo beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A). É importante não se fiar no beta-caroteno como única fonte de vitamina A, uma vez que a maioria das pessoas faz uma conversão deficitária de beta-caroteno para vitamina A.


Vitamina D - Fígado e óleo de fígado de peixe, peixes gordos e exposição (consciente) à luz solar.

Ácidos graxos ómega-3 - Peixes gordos e óleo de fígado de peixe (melhor fonte), carnes de órgãos e carnes de pasto.

Vitamina B - Carne e frutos do mar (especialmente mariscos e órgãos carnes), legumes coloridos, algas marinhas.

Ferro - Carnes de órgãos, mariscos e carnes vermelhas como carne de vaca ou cordeiro.

Zinco - Marisco, carnes de órgãos, carnes musculosas, vegetais de folhas verdes.

Selénio - Peixe e marisco (melhor fonte), órgão carnes, carnes densas.

Iodo - Peixe, marisco, algas (com prudência em presença de Tiroidite de Hashimoto).

Probióticos - legumes fermentados, kombucha, kefir de água.

É importante referir impacto da qualidade dos alimentos na densidade de nutrientes, especialmente no que se refere ao equilíbrio das gorduras ómega-3 e 6 nas carnes de órgãos e musculosas. Animais alimentados com milho e soja têm mais gorduras ómega-6, que pode pender o equilíbrio para ser pró-inflamatório. Por outro lado, a carne alimentada a pasto tem uma proporção muito mais equilibrada de gorduras ómega-3 e 6. Se o seu orçamento não lhe permite tanto o consumo deste tipo de carnes, tem de compensar na ingestão de frutas e legumes.

Então, a próxima pergunta pode ser "que quantidade desses alimentos devo comer?" Sarah Ballantyne recomenda no seu livro, "The Paleo Approach" que se coma miudezas 4-5 vezes por semana, frutos do mar pelo menos 3 vezes por semana, e que se preencha as restantes necessidades de proteína maioritariamente com carnes alimentadas a pasto, ou aves do campo. Adicione diariamente alguns alimentos probióticos, caldo de ossos, e terá facilmente atingido os limites adequados de nutrientes diários.

Como fazer para aumentar a ingestão de alimentos nutricionalmente ricos? Usando o caldo de ossos diariamente ao cozinhar sopas / guisados, comendo várias vezes por semana peixes ricos em ómega-3 (o que aqui nem sempre é fácil), e sobretudo através de sopas feitas com legumes variados às 3 principais refeições (se comer sopa a todas as refeições, juntando aos legumes e/ou salada do segundo prato, rapidamente chega às 6 porções diárias).

Eu já disse isso antes, e vou dizer de novo - eu notei uma grande diferença na minha saúde quando comecei a levar a densidade de nutrientes mais a sério. Se tem seguido o protocolo auto-imune há algum tempo e sente que é hora de levá-lo para o próximo nível, espero que este artigo lhe dê a coragem de sair de sua zona de conforto e ir para olhar de forma diferente para esses alimentos ricos em nutrientes, mesmo que isso signifique comer alimentos menos atractivos ao seu paladar!

Sem comentários:

Enviar um comentário